Ei gente! Nem me falem sobre o título desse post! Choreiiiii! Levei minha primeira, e ÚLTIMA, multa aqui em Portugal. E foi no transporte público, completamente sem querer. Triste, triste mas aconteceu...
Primeiro ponto que gostaria de citar e ainda não escrevi sobre: a dificuldade de entender o transporte público daqui de Portugal. Já errei mais de uma vez e acho bastante complicado.
Bom, eles dividem Porto em zonas e dependendo da onde você pegar o metrô ou o ônibus o lugar que você quer ir muda de "sigla", é tudo relativo, de acordo com lugar onde você está. Ou seja, a passagem para a estação onde eu moro pode ser para z1 (zona1), z2 (zona2), z3(zona3), z4(zona4), depende da onde eu estou comprando a passagem. Além disso, eles tem a passagem individual e a mensal (que é o meu caso). Eu comprei de acordo com o endereço do meu trabalho, pois é para onde vou todos os dias praticamente. Porém, essa passagem mensal só engloba determinadas zonas que é por onde você passa nesse trajeto - eu vou de metrô mas é o mesmo cartão que usamos para ônibus. Então eu pago um valor por mês para usar o transporte público até meu trabalho e não posso usar o mesmo cartão para ir para outros lugares, mesmo se eles tiverem a mesma distancia da minha casa, a não ser que fiquem no mesmo caminho. Mais ou menos isso. Compliquei? rs
Enfim! O que quis dizer é que vou da minha casa até o meu trabalho, que fica longe, e para conseguir fazer esse trajeto de metrô preciso do cartão mensal que abrange as zonas por onde eu passo. Fui passear com meu marido e usei o meu cartão já carregado para o mês todo. Quando entrei no ônibus estava tudo ok, passei o cartão na maquineta e a luz ficou verde. Porém, eis a questão: no meio do caminho, nós sentados felizes adorando a paisagem, observando tudo e comentando das casas que passavam, a zona mudou e o meu cartão não abrangia mais essa nova zona (aff), mesmo ele estando ok quando eu entrei no transporte. Entraram fiscais no ônibus, eles sempre entram nos transportes fiscalizando, e eu dei meu cartão tranquila. Coitada de mim... Ele só perguntou se eu tinha documento e já me deu a multa.
Valor da multa: pasmem, 185 euros. É um valor fixo e não existe proporcionalidade. Por exemplo se eu simplesmente de má fé não tivesse comprado passagem alguma a multa seria a mesma. Eu estava quatro pontos de ônibus depois do que o meu cartão permitia e pagarei essa fortuna toda na mesma. Fiquei pasma com o valor. Não fiz de má fé, muito pelo contrário, faço tudo tão direitinho. Graças a Deus o meu marido estava com o andante certo, pois como ele não tem o mensal comprou a unidade para a zona que ele sempre usa daqui de casa até o centro de Porto e calhou de estarmos na zona permitida no cartão dele quando os fiscais entraram. Nossa, íamos morrer se os dois levassem essa multa pavorosa.
É isso gente, acontece nas melhores famílias né? Na próxima mesmo se eu achar que meu cartão abrange a zona penso que vou comprar a passagem mesmo assim. Melhor gastar 1,60 euros a mais do que por confusão receber uma multa "leve" dessas. rs É a vida! Beijos e até a próxima aventura - espero que saia mais barata do que essa.
Objeto de estudo dos próximos meses:
Objeto de estudo dos próximos meses:
Mapa dos ônibus |
Mapa do metrô |
Não sei se dou risada ou choro com seu post .... Aff ... Estuda aí transporte em Porto ... Boa sorte
ResponderExcluirrsrsrs Pode chorar heheheheh Eu já chorei!!! Ó vida!
Excluir