quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TIRANDO A CIDADANIA PORTUGUESA

O português da família é meu avô por parte de pai, o "vovô Ferdinando". Foi através dele que o processo teve início. O primeiro a tirar a cidadania foi meu pai, que depois deu entrada na minha e na dos meus irmãos. Diferente da italiana, o processo para tirar a cidadania portuguesa é relativamente rápido. Acredito que a minha saiu em média dentro de oito meses. Não acompanhei de perto a entrada dos documentos pois meu pai fez tudo em Fortaleza, cidade onde ele mora. Como já sou cidadã o que estou vivendo agora é a reta final: fazer o cartão cidadão e o passaporte. São duas etapas tranquilas, uma pena que devem ser feitas no consulado do Rio de Janeiro, que abrange o Espírito Santo (gostaria de economizar essa graninha rs).

Vale uma dica: o consulado do RJ faz permuta, ou seja, manda todo ano um funcionário para visitar os demais estados fazendo esse processo. Não vou poder esperar porque estou correndo contra o tempo mas para quem não tem pressa é uma excelente forma de economizar e não precisar viajar para fazer essas duas etapas finais.

O site utilizado para agendamento é esse: http://www.consuladoportugalrj.org.br/

É fácil de mexer e basicamente as etapas foram:

- Se cadastrar no site;
- Fazer o pedido do cartão cidadão;
- Pagar o boleto (R$ 191,31) *pedi com urgência;
- Agendar o dia;
- Ir ao Rio de Janeiro fazer o cartão cidadão;
- Esperar a carta PIN chegar na sua casa *com urgência demora de 10 a 15 dias e sem urgência em média um mês;
- Quando a carta chegar, fazer pedido no site de passaporte + entrega cartão cidadão;
- Pagar o boleto (R$ 453,00) *pedi com urgência;
- Agendar o dia; 
- Ir ao Rio de Janeiro fazer o passaporte
*com urgência ele fica pronto em 6 dias úteis.

Acho que é isso!
Estamos na reta final! Emoções a mil!!! 

Passaporte Europeu

Cartão cidadão.
                                 

7 comentários:

  1. Muito bom e bemmmm explicadinho .... Reta final mesmo .... Na torcida.

    ResponderExcluir
  2. To amando!!! Quero acompanhar tudo!!! Passo a passo é a vida nova lá fora! E na torcida pelo sucesso dessa familia linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcela, quando você tirou a sua cidadania você tinha quantos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei superrrr recentemente! Demoramos para tirar a família toda, como precisava que meu pai tirasse antes, foi mesmo no ano passado hehehe em 2015.

      Excluir