sábado, 31 de outubro de 2015

MUDANÇA DE APARTAMENTO

Finalmente chegou o dia de mudarmos para o apartamento definitivo!!! Viva! Esse é um viva muito alegre mesmo rs O apartamento que alugamos no AirBnb apesar de ter nos ajudado demais da conta por ter uma localização maravilhosa (pode-se dizer que foi perfeito enquanto precisávamos) era bem pequenino, mais ou menos um quarto com banheiro e cozinha acoplados. Então a cena era uma cama grande (que na verdade comecei a ficar na dúvida se ela era realmente grande ou o "ape" que era pequeno demais rs), e o banheiro das nossas pequenas caninas - vulgo jornais - exatamente grudado nela, pensem! Uma coisa que com o tempo se tornou uma cadinho desagradável. Então viemos literalmente correndo para a nova morada. Aqui em Portugal é engraçado porque quando você aluga um apartamento você tem que ir até a empresa de água e luz fazer o contrato no seu nome e só depois é que eles instalam os dois (no Brasil normalmente quando alugamos a gente apenas troca o nome para o do novo responsável, não desinstalamos e depois instalamos de novo). Então fizemos esses contratos, junto ao de telefone, internet e tv e esperamos os dias marcados para as instalações. A água não precisa da nossa presença, eles "ligam" pelo lado de fora do prédio mesmo, já a energia e a internet nós temos que estar no local. Então marcamos tudo que precisava da nossa presença para o mesmo dia e fizemos a missão da mudança. Mas tem outro detalhe diferente daqui: alguns apartamentos não possuem os suportes de lâmpadas instalados, só tem fios saindo no teto. Vários que visitamos eram assim,  inclusive o nosso, então penso que quem se muda traz tudo e depois leva tudo que tem, inclusive os suportes. Como realmente não queríamos ficar mais no apartamento pequeno trouxemos tudo de vez e estamos aqui, com todos nossos pertences, energia, internet, televisão massss... não temos luz! Acabou ficando tarde para o eletricista ligar os suportes aos fios no mesmo dia em que a energia foi instalada, logo não tem como colocarmos as lâmpadas.Ou seja, acho que vai ter que rolar um final de semana à luz de velas - romântico, só que não rs. Já sobre trazer as cachorras da antiga para atual morada estávamos preocupados pois agora estamos em outra cidade que fica separada do centro de Porto por uma ponte. Mas a boa notícia é que aqui os cachorros andam de metrô. Quando é pequeno porte pode ir no colo, quando é maiorzinho e vai no chão eles indicam que coloquem uma focinheira para não espantar ninguém que esteja por perto. Optamos por levar no colo, que maravilha isso! Acho que era um dos meus grandes desejos poder carregar elas em transportes públicos, isso é muito legal! Já as bagagens todas vieram em outra viagem com o Gabriel de táxi. Era muita coisa, até cogitamos metrô mas iam dar várias viagens para ele sozinho, afinal eu tinha que ficar em casa por causa das instalações. Ufa, enfim "mudados".Viva a nova morada!

Algumas fotinhos da praça que tem aqui do lado, amamos praça para soltar as duas nos passeios:








segunda-feira, 26 de outubro de 2015

COMPRAS NA IKEA

Como escrevi no meu último post, estamos prestes a nos mudar para o novo apartamento. Êeeeee. O "ap" que alugamos não está mobiliado e acabou que preferimos assim pois além do aluguel ficar mais barato não corremos o risco de Cindy e Lisa estragarem um sofá alheio, por exemplo, como fizeram com o do nosso apartamento no ES. Por isso, o segundo passo foi: compras na Ikea. Essa parte é com certeza mais legal do que procurar o apartamento para alugar rs. Demos uma super sorte pois exatamente na semana em que assinamos o contrato da nova moradia a Ikea estava com saldos, ou seja, da-lhe promoção! Não perdemos a oportunidade e tiramos o sábado para isso. A loja fica em um shopping um pouquinho distante do centro do Porto, o Mar Shopping, em Matosinhos. Mas é super prático para ir pois o próprio shopping disponibiliza ônibus gratuito para nos levar até lá. Pegamos um metrô até o local da onde saem os ônibus - na Casa da Música - (sai o dia inteiro de meia em meia hora) e partiu compras. Gente! Fiquei realmente de boca aberta com os preços, eles sempre me deixam muito felizes por aqui rsrs. Passamos 4 horas na loja escolhendo e pegando os produtos. Para quem não sabe na Ikea o esquema é "self-service", você é quem pega tudo incluindo as coisas grandes como armários, camas etc. Tudo encaixotado, lógico. Vale uma dica: antes de irmos eu fiz uma lista no site da loja com todos os produtos que nós queríamos comprar, isso ajudou imensamente. Se não fosse a lista aposto que essas quatro horas de comprinhas iriam dobrar. A loja é imensa, tem muita opção e a gente fica perdidinho na hora de escolher. Tirei foto de alguns móveis, das coisas menores não tirei mas como tenho a notinha vou escrever aqui embaixo uma listinha com preços de alguns itens para vocês terem uma idéia.

  • Conjunto de 6 copos de vidro: 2,99
  • Escorredor para pia (plástico): 1,50
  • Frigideira: 3,50
  • Prato de jantar (vidro): 0,50 cada
  • Faqueiro 24 peças aço inox: 19,99
  • Caneca de porcelana: 0,79 cada
  • Conjunto de três panelas inox: 9,99
Seguem algumas fotinhos também:

Os carrinhos na reta final.

Conjunto de mesas e cadeiras 69,95

Cômoda 59,90

Sofá moderninho 79,90



Estamos super ansiosos para a mudança!

ALUGAR IMÓVEL EM PORTUGAL

Mais uma nova etapa concluída: o aluguel da nossa nova moradia! Tenho muito a elogiar e isso é engraçado. Antes de vir pesquisei bastante na internet como alugar um apartamento por aqui e li e ouvi mais de uma vez que era complicado, que os corretores não eram bons e que demorava um tempo legal até conseguir arrendar (como eles dizem aqui) um apartamento. Porém tivemos uma experiência completamente diferente! Usamos apenas o Imovirtual para selecionar os apartamentos que queríamos vistar. Em uma noite mandei e-mail para todos os imóveis que nos interessaram e pronto. Fomos dormir, no outro dia desde cedo meu celular já estava tocando. Nos ligaram em média uns oito ou mais corretores para marcar visitas, inclusive para aquele mesmo dia. Alguns nos encontraram no lugar da visita outros muito gentis nos pegaram de carro e nos levaram até o local. Todos com boa vontade e simpáticos. Adoramos um apartamento, ligamos para o corretor e falamos que estávamos interessados em fechar o contrato, porém, nos foi informado de que não poderia animais e então tivemos meio que "recomeçar" a pesquisa de novo. Mandamos mais alguns e-mail para uns imóveis que ficaram de "feedback" e mais uma vez nos retornaram rapidamente. Mais algumas visitinhas e tínhamos escolhido o nosso novo apartamento. Dessa vez fui mais espertinha e já perguntei no primeiro contato se podia animais domésticos, logo esse não seria um problema. Na hora de fechar o contrato como não temos alguns documentos necessários, por exemplo: imposto de renda de Portugal, fiador e contrato de trabalho, foi proposto uma caução como garantia e assim foi feito. No final das contas a senhoria (proprietária) do apartamento ficou com três meses de caução mais dois meses de aluguéis adiantados - esses dois meses adiantados já são o padrão daqui mesmo. Final feliz! Ainda tenho que contar que o corretor quis nos ajudar e nos levou, sem nenhuma obrigação, para fazermos o contrato de luz e o de água. Estamos muito agradecidos pela gentileza.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ESTÁDIO DO DRAGÃO

Experiência muito legal! Principalmente para o meu maridinho rs. Fomos conhecer a sensação de assistir a um jogo da Champions League lá no famoso Estádio do Dragão! Era o time do Porto - nosso novo time do peito - contra Maccabi Tel-Avivi, time de Israel. Vamos por tópicos:


  • O estádio fica na estação de metrô "Estádio do dragão". Por isso fica super fácil de chegar!
  • Como chegamos cedo deu tempo de conhecer tudo em volta. Existe no próprio estádio um "bar/lanchonete", uma loja do time do Porto e muitos ambulantes vendendo acessórios, comidas, etc. Tudo do lado de fora. O preço da cerveja no bar é 1,50, dos cachecóis na loja (oficiais) 10,00 e na rua de 5,00 a 7,50€.
  • A camisa oficial do time do Porto custa em média 75,00, uma grande fortuninha né? Gabriel optou pelo cachecol oficial, que comprou na loja, para se sentir um torcedor de verdade :)
  • Existem cambistas vendendo ingressos bem mais baratos na porta mas optamos por comprar na bilheteria mesmo.
  • Pagamos 20,00 por cada ingresso. Compramos na hora e pedimos o mais barato. Ficamos lá na última fileira. A vista é boa e acho que vale muito a pena.
  • Super importante para nós, cervejeiros: Não vende cerveja com álcool dentro do estádio e o mais engraçado, a única pipoca que vende é doce. Até agora não tenho explicação para isso hehehe. Mas lá dentro vendem sanduíches também para os amantes de salgado.
  • Tirando o espaço reservado para os torcedores fervorosos que levam bandeiras e muito gogó, todos os demais torcedores não emitem muitos sons. Levantam para festejar apenas quando sai um gol e aplaudem muito as jogadas durante o jogo inteiro. Não ouvi um xingamento vindo da torcida (comparando com o Brasil, pensa rs).
  • Na saída resolvemos ir embora 1 minuto antes de acabar, porque vimos as pessoas levantando e pensamos: o metrô vai lotar! Dito e feito rs. Foi uma ótima escolha, voltamos sentadinhos.


Acho que é esse meu resumão! Muito gostosa essa experiência. Irão existir as próximas com certeza. Talvez com um aquecimento básico antes, regado a cervejinha, já que lá dentro não vende rs.

O ingresso.

Estádio do dragão.

Nós! Chegamos cedo, por isso está vazio.Ma depois lotou!



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PETISCO EM CASA

Fizemos pela primeira vez um petisquinho aqui em casa da mesma maneira que costumávamos fazer no Brasil. Fui ao supermercado e comprei finger food mais bebidinhas. Fiquei muito feliz com o preço final! Vou descrever a listinha e os preços de cada item. No final das contas mesmo convertendo para o real ainda valeu muito a pena: 

  1. 100 gramas de azeitona 0,46
  2. 250 gramas de Kani 1,95
  3. 70 gramas Presunto Nobre (Parece com Copa) 1,50
  4. 325 gramas de queijo Gouda 1,95
  5. Duas garrafas de vinho tinto (1,98 cada) 3,96 
 Total da compra: 9,82. Convertendo na cotação atual de 4,7 o petisco ficou por R$ 46,15. Preciso ressaltar a presença de duas garrafas de vinho na lista rsrsrs. Justo!



Petiscos

Notinha do supermercado

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CACHORRADA SOLTA

Tenho observado aqui em Portugal vários cachorros andando soltos, sem guia, ao lado do dono ou mesmo soltos nas praças, brincando. Existem algumas praças espalhadas por Porto e uma delas fica bem do lado da nossa atual morada. Sempre levamos Cindy e Lisa lá para passear e começamos a solta-las também. Não é que deu super certo? Como boas europeias que são (rs) se comportam muito bem sem a guia, andam, brincam, fazem amizade com outros cachorros e com pessoas e quando chamamos pelos nomes elas voltam rapidinho para nós. Elas ficam tão felizes, tão livres, fico até com vontade de ensinar a andar do nosso lado sem a guia pelas ruas também, mas confesso que acho um passo muito grande. Um dos motivos é que a Cindy vai querer cumprimentar as pessoas durante todo o caminho e o outro é que a Lisa é super safadinha e não costuma andar do nosso lado nem com a guia, o esquema dela é puxar rs. Mas quem sabe? Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos. 


Brincando na praça

Brincando na praça

Cindy fazendo amizade. Ou seria um namoradinho? 

Novo amigo disputado, hora da Lisinha paquerar.



domingo, 11 de outubro de 2015

COMPRAS EM PORTUGAL

Como ninguém é de ferro é claro que já passeei por algumas lojinhas aqui em Porto. No geral, principalmente contabilizando o euro em reais, não achei os produtos baratos - ao contrário da comida e da bebida. Na verdade é que eu gosto de uma boa pechincha e quando transformamos o preço em real (R$) muitas coisas acabam ficando com o valor muito similar ao do Brasil. Por exemplo, nas lojas de departamento a maioria das calças femininas que encontrei custam em média 19,90 Quando multiplicamos isso por 4,5 (valor médio de 1€ em real hoje) a calça passa a custar mais ou menos R$89,00, o que para uma loja de departamento não é considerado tão barato. Porém, algumas lojas sempre tem os "saldos"e nessa seção as roupas ficam com um preço bem legal! Comprei quatro peças e três saíram por preço excelentes: 

Calça jeans skinny - Loja H&M   9,90 
Blusa de tecido - Loja H&M 7,00 
Calça jeans skinny - Loja Primark 8,90 
Jaqueta de couro - Loja Stradivarius 29,90 

Existem várias lojas muito legais e populares por aqui como Bershka, Parfois (de acessórios) e eu nem tive tempo de olhar makes ainda. Fotos das lojas em que fiz minhas aquisições:





    Quando eu for descobrindo outras volto aqui para dar dicas!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TOUR POR PORTO E GAIA - PORTUGAL

Hoje foi dia de conhecermos melhor Porto como um todo. Compramos um pacote de dois dias para fazermos "bus tour" por Porto e por Gaia. Eles cobram 15€ pelos dois dias. Para comprar o ticket basta ir nas cabines vermelhas, que parecem um ponto de informação, espalhadas pela cidade. O passeio é feito em ônibus de dois andares com a parte de cima aberta, fones de ouvido e uma gravação que conta um pouco da história de cada ponto importante pelos quais passamos. É super válido para turistas! Nós adoramos e ficamos encantados com as paisagens maravilhosas. O passeio durou mais de uma hora. Algumas fotinhos que captei nesse tour delicioso:


Panfleto do tour








quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PRIMEIRAS IMPRESSÕES PORTO

Tem tão pouco tempo que estamos aqui mas é lógico que como "novatos" já temos várias percepções de Portugal, especificamente Porto, que é onde estamos morando - ou melhor, no bom português de Portugal, estamos a morar rs. Vamos registrar:

ATENDIMENTO

O atendimento em restaurantes, lojas, departamentos do governo, tem sido maravilhoso. Todos portugueses que nos atenderam até agora foram de uma grande simpatia e seguiram caminho bem contrário ao que eu tinha escutado falar: "portugueses são fechados e secos". Realmente ainda não me deparei com esses. Além de simpáticos eles puxam papo e conversam com a gente até na hora de fazer uma linha telefônica para o celular.

COMIDA

Nem preciso falar que bacalhau é o "feijão com arroz" daqui né. Bares e lanchonetes vendem bacalhau no almoço como prato do dia, por excelentes preços e realmente deliciosos! 

     
Bacalhau com natas - 3,90 
                                 
Bacalhau à Bras - 3,00 

SUPERMERCADO

Só fomos uma vez ao supermercado, Pingo Doce, e o que fica perto da nossa casa é bem pequeno, lembra o tamanho de uma padaria brasileira de grande porte. As sacolas de plástico para colocar as compras são pagas, 0,10 € cada. Os preços para quem ganha em euro me parecem uma maravilha, mas o que mais se destacou para mim foi o preço do vinho! O mais caro do supermercado custava 3,89 €. 




  LÍNGUA      
                                                                                   
Esse tópico é o mais surpreendente para mim e o que mais tem me divertido. Meu marido esses dias soltou: "To me sentindo na Russia, não estou entendendo nada" rsrsrs. Realmente não é sempre que se entende de primeira uma informação, mas parece que com o tempo vai ficando mais claro. Um exemplo de dialogo que tive hoje: Estava fazendo um documento e perguntei para a senhora como eu faria com meus dados do documento quando "mudasse de endereço". Ela não entendeu nada e depois de um esforço conjunto, meu e dela, ela respondeu: "A sim, alterar a morada". E assim vamos nos adaptando à língua portuguesa. 

CIDADE

Porto é lindo, antigo, estou encantada. As ruas limpas e o centro da cidade as vezes, em algumas partes, me remete ao interior. 

ANIMAIS 

Como antes de vir para Porto passamos um tempo no Rio de Janeiro, que é absolutamente cheio de cachorros circulando, a impressão é de que aqui onde estamos não tem tantas pessoas assim com animais domésticos. Mas em dois dias posso dizer que vimos uns cinco ou seis cachorros passeando na rua com seus donos e o mais interessante: todos vira-latas, maioria porte médio e inclusive um sem a patinha traseira. Muito amor!

Acho que o "resumão" por enquanto é esse! Aguardando as próximas experiências! 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

VIAJAR COM ANIMAIS - Parte 2

Enfim CHEGAMOS!!! Estamos em Porto e a viagem foi tranquila! Vou tentar lembrar e escrever sobre alguns detalhes que eu não tenha falado antes:


  • Demos durante 5 dias (os que antecederam a viagem) o remédio Calmyn Dog para Cindy e Lisa. É um calmante natural que o veterinário recomentou, seu efeito é acumulativo. No dia da viagem optamos por dar maracujina. Ela acalma mesmo mas confesso que não foi o suficiente para deter o chororô das duas na hora da separação, ou seja, do embarque.
  • Quando ligamos para cia aérea nos informaram que deveriamos chegar com três horas de antecedência mas na verdade lá no aeroporto fomos informados de que as pessoas só levam os cachorros para embarcarem uma hora antes do voo. Então chegamos cedo pra caramba! E como as duas já estavam dando o "show" a parte dentro das caixinhas achamos que era melhor, mesmo sendo cedo, deixarmos elas irem para salinha separada porque naquela situação a gente ficava de coração partido vendo elas chorando, elas desesperadas vendo a gente do lado de fora e muitas pessoas no aeroporto parando para fazer perguntas, ver, e até dar palpites não muito bem vindos naquele momento do tipo: "A caixa está pequena pra elas, irão dar sorte se deixarem embarcar" "Elas vão sentir frio lá embaixo". Então chamamos o pessoal da cia e nos separamos delas.
  • Pegamos dois voos até chegar em Porto, a conexão foi em Frankfurt. Nos dois voos fizemos questão de confirmar se as cachorras estavam lá embaixo e nos dois eles confirmaram que estava tudo certo.
  •  Na conexão em Frankfurt comecei a ficar preocupadinha, perguntamos para uns 3 funcionários como poderia saber informações das nossas cachorras que estavam no Pet Lounge (local onde eles soltam as cachorras, dão água e ajeitam a caixa que pode estar suja). Dois funcionários falaram para esperar até o horário do voo para saber informações, só que faltavam cinco horas para o nosso voo! O terceiro funcionário foi legal, conseguiu ligar para o Pet Lounge e me informou que elas estavam bem, que eles deram agua, comida e perguntou se eu queria falar com elas pessoalmente no telefone rs. Deixei  para falar com elas ao vivo em Porto mesmo kkk.
  • Chegando em Porto, Gabriel foi pegar as malas e eu as cachorras. Pensem numa gritaria canina. As duas começaram a latir tão alto, um escândalo canino mesmo, daqueles que fazem o aeroporto todo virar para você e até achar que está acontecendo alguma coisa com as bichinhas! A caixa estava lacrada com "abraçadeiras" então arrumamos uma tesoura em uma banquinha do aeroporto para abrir. E toma latidinhos desesperados para sair daquela caixa! Mas enfim sairam! Até xixi de felicidade rolou, no meio do aeroporto. Miquinhos a parte foi muito bom ver que elas estavam saudáveis e "sobreviveram" a quase 24 horas de muitas emoções!  

Agora provável que tirem uns dois dias de muito sono e descanço para se recuperarem dessa aventura em que "papai" e "mamãe" meteram elas hehehe. As duas mais novas cadelinhas portuguesas