quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PRECONCEITO EM PORTUGAL?

Oi gente!!! Hoje eu trouxe um assunto diferente sobre o qual as pessoas perguntam e tem dúvidas: preconceito com os brasileiros em Portugal. Como é isso? 

Como tudo nesse blog eu só posso falar sobre aquilo que estou vivendo. Cada experiência é única não é mesmo?
Aqui em Portugal, tirando o meu marido que é brasileiro, o meu grande convívio é com pessoas portuguesas. Nós conversamos de vez em quando sobre esses assuntos e o que elas me passam é que há alguns anos atrás o preconceito era grande pois haviam muitos brasileiros por aqui e alguns, infelizmente, não trouxeram consigo boa fama. Hoje parece que essa questão está muito mais amena.

E ai acontece que vez ou outra eles mesmos (portugueses) me perguntam se já sofri algum preconceito desde quando cheguei em terras lusitanas.

Como já disse em posts anteriores fomos extremamente bem recebidos, todas as pessoas com que trabalhei e trabalho são super receptivas e me ajudam bastante. Na rua, lugares públicos e com os clientes da loja que eu trabalho a mesma coisa. Uma vez aconteceu de eu estar entregando cheirinho de perfumes na porta da loja e uma senhorinha falar: "Ah, fala brasileiro. Mas até que não está tão ruim, é só fazer umas aulinhas de gramática e já resolve". Rs As linguas são diferentes mesmo. Ela foi tão fofinha gente, não contei como preconceito (para quem não sabe o português do Brasil é chamado de "brasileiro" aqui).

O normal, na minha convivência, é as pessoas falarem bem. Ouço que o povo brasileiro é feliz e não se "amarga" facilmente. Eles também costumam consumir as músicas e as novelas brasileiras. Agora, uma questão é quase geral (e faz bastante sentido): o medo da violência que existe no Brasil. Alguns falam que não iriam para o país por causa disso apesar de gostarem e terem vontade de conhecer.

Eu gosto muito do povo português, me dou bem e torço para que essas pessoas legais continuem cruzando meu caminho. Então, se eu tiver que dar uma resposta oficial sobre o assunto do post  hoje a resposta é: não, não sofro preconceito aqui em Portugal. Na verdade se não fossem eles me contarem eu não saberia até hoje como foi/é essa questão por aqui.

É isso gente! Espero que tenham gostado do tema! Beijos e até a próxima!

6 comentários:

  1. Que bom né!! Fico feliz por estar tudo ótimo e que esse suposto preconceito nao tenha chegado a vc. Parabéns por tudo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tema! Adorei conhecer sua opinião e saber que continua sendo abraçada pelos portugueses. E cá pra nós, como não adorar esse casal de brasileiros (Gabs e Marcela) em terras lusitanas, não é?

    ResponderExcluir
  3. Marcela, já li até relatos de que não contratam brasileiras para trabalhar em lojas no shopping porque as portuguesas não gostam de ser atendidas pelas brasileiras. Que bom ler teu relato com uma experiência completamente diferente. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. Li muitas coisas antes de vir também, tinha medo eheheh Mas graças a Deus minhas experiência tem sido muito boa!

      Excluir