segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ALUGAR IMÓVEL EM PORTUGAL

Mais uma nova etapa concluída: o aluguel da nossa nova moradia! Tenho muito a elogiar e isso é engraçado. Antes de vir pesquisei bastante na internet como alugar um apartamento por aqui e li e ouvi mais de uma vez que era complicado, que os corretores não eram bons e que demorava um tempo legal até conseguir arrendar (como eles dizem aqui) um apartamento. Porém tivemos uma experiência completamente diferente! Usamos apenas o Imovirtual para selecionar os apartamentos que queríamos vistar. Em uma noite mandei e-mail para todos os imóveis que nos interessaram e pronto. Fomos dormir, no outro dia desde cedo meu celular já estava tocando. Nos ligaram em média uns oito ou mais corretores para marcar visitas, inclusive para aquele mesmo dia. Alguns nos encontraram no lugar da visita outros muito gentis nos pegaram de carro e nos levaram até o local. Todos com boa vontade e simpáticos. Adoramos um apartamento, ligamos para o corretor e falamos que estávamos interessados em fechar o contrato, porém, nos foi informado de que não poderia animais e então tivemos meio que "recomeçar" a pesquisa de novo. Mandamos mais alguns e-mail para uns imóveis que ficaram de "feedback" e mais uma vez nos retornaram rapidamente. Mais algumas visitinhas e tínhamos escolhido o nosso novo apartamento. Dessa vez fui mais espertinha e já perguntei no primeiro contato se podia animais domésticos, logo esse não seria um problema. Na hora de fechar o contrato como não temos alguns documentos necessários, por exemplo: imposto de renda de Portugal, fiador e contrato de trabalho, foi proposto uma caução como garantia e assim foi feito. No final das contas a senhoria (proprietária) do apartamento ficou com três meses de caução mais dois meses de aluguéis adiantados - esses dois meses adiantados já são o padrão daqui mesmo. Final feliz! Ainda tenho que contar que o corretor quis nos ajudar e nos levou, sem nenhuma obrigação, para fazermos o contrato de luz e o de água. Estamos muito agradecidos pela gentileza.

13 comentários:

  1. Que legal Mah... e se mudam quando?
    Posta umas fotos da nova morada. A localização é legal?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana que vem estamos lá amiga!!! Já fizemos a etapa "IKEA" para mobiliar o ap e assim que tiver pronto vou postar com certeza!! A localização é ótima! É em Vila Nova de Gaia, tipo como se fosse Vila Velha, uma ponte separa ela de Porto :)

      Excluir
  2. Como foi a caução? Seguro feito em banco ?

    ResponderExcluir
  3. Que beleza! Aqui também tive cauçao, para ser devolvida quando entregar o imóvel, após a vistoria, caso não tenha nada para ajeitar no ap. Se tiver, ficam com a caução. Além disso, como não tinha fiador, fiz um seguro locação. Como eu queria muito o ap, fiquei satisfeita. Adorando seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Achei salgadinha essa caução, mas é compreensível. Vocês recebem os valores de volta quando devolverem o ap? Como funciona o contrato, anual? Quais são as regras se quiserem devolver o ap antes do término do contrato? Desculpe por tantas perguntas, rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahaha sem problema! Salgadinha mesmo a caução!! Nem me fale! kkk Devolvem ela no final do contrato sim ;) O contrato anual é normal, vamos pagando mensalmente e depois ao final renova ou termina. Para sair antes tem multa, só não sei o valor... Tenho que ler o contrato novamente rs

      Excluir
  5. Olá Marcela, parabéns pelo blog e pelo canal! Meu nome é Marcos. Estou me mudando para o Porto em Outubro. Já estive aí outras vezes mas claro, não conheço tudo. Em V.N de Gaia conheço, Madalena, S. Félix da Marinha, Arcozelo... Gosto muito de V.N de Gaia, mas estou na dúvida ainda se procuro apto no Porto ou em Gaia. Você pode falar sobre qual localidade de Gaia vive e o que acha daí? Ou quais os melhores lugares de Gaia na sua opnião depois de morar aí por mais de 6 meses. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Tudo bem?! Uau, já conhece bastante daqui! Eu moro na freguesia de Mafamude, adoro Vila Nova de Gaia. No nosso caso escolhemos o local que iriamos morar quase que exclusivamente por causa do metro! Não temos carro então ser perto de transporte (do metro principalmente) foi a nossa prioridade. Não conheço os lugares que citou mas acredito que não tenham metro por perto, apenas onibus, por isso acabamos nem cogitando... Moramos no Porto também, no nosso primeiro mês, bem no centro, a beira da Trindade. É super pratico e perto de tudo, por isso acho Porto um pouco mais cidade grande e VN de Gaia um pouco mais "interior", mais tranquilinho rs. Boa sorte na sua busca e nos seus planos!!!

      Excluir
    2. Que legal!!! Pretendemos ir pro Porto (esposa e eu) e exclusivamente 2x ficarmos em VN de Gaia em Mafamude (entre Mafamude sentido ponte Luis I). À princípio seria Lisboa, mas ao ver vídeos e obtendo informações do Porto, estou apaixonado pelo Porto! Olhe que nunca fomos em Portugal rsrs...Temos algumas coisas à resolver aqui no Brasil ainda, fora isso nada que me segure aqui não! Minha esposa vai ser mais complicado, ela é muito colada ("umbigo") com a mãe, coisa que a mãe não é...sei lá, espero que até lá ela mude a ideia (pra melhor) em nos mudarmos, há poucos dias ela até pesquisou sobre VN de Gaia...rsrsrs...fiquei mto feliz, pois é um bom começo!

      Excluir
    3. Olá Gabriel!! Que legal!!! Desejo tudo de melhor nos seus planos!!!! Tudo de bom pra vocês!! :))

      Excluir
  6. Oi Marcela! Obrigado por responder. Mafamude a distância me parece interessante mesmo pelo metro. A avenida da República acredito que seja o único local com metro em Gaia. Também gosto muito desse clima bucólico de Gaia. Assim que chegar vou ficar em Leça do Balio, próximo a Maia e aí vou procurar apto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela! Obrigado por responder. Mafamude a distância me parece interessante mesmo pelo metro. A avenida da República acredito que seja o único local com metro em Gaia. Também gosto muito desse clima bucólico de Gaia. Assim que chegar vou ficar em Leça do Balio, próximo a Maia e aí vou procurar apto. Um abraço.

    ResponderExcluir