sábado, 14 de novembro de 2015

TUDO SOBRE: CACHORROS NO PORTO

Será que eu gosto desse assunto? rsrs Amo! Gente, vim com tantas expectativas quanto a essa questão de cachorros em Portugal que não tem como não tocar nesse assunto né? Trouxemos nossas duas pequenas caninas para virarem portuguesas e tem sido realmente maravilhoso. Li bastante antes de vir e na verdade não encontrei muitas coisas relacionadas a isso. Havia lido uma vez que em Lisboa as pessoas olham meio estranho para quem tem cachorro e que em Vila Nova de Gaia (Porto) tinham vários cachorros e  por isso nós não teríamos problema. Na verdade não moramos em Lisboa, então não sei dizer sobre lá! Já sobre Vila Nova de Gaia posso dizer algo e isso é o que vou fazer nesse post! Estão ai as minhas percepções que envolvem o mundo canino por aqui:
  • Já disse isso em um dos meus primeiros posts no blog pois foi uma das coisas que me chamou bastante atenção quando cheguei aqui: quantos vira-latas!!! Para não dizer que não vi cachorros de raça, posso afirmar que vi uns cinco em todo tempo que estou morando no Porto. Coloquem seis na conta para caso eu veja mais alguns nos próximos dias hehe. Lógico que não tenho absolutamente nada contra cachorros de raça, muito pelo contrário, mas quanto a essa filosofia maravilhosa de não praticar a venda dessas criaturas, essa sim eu amo absolutamente! Fico muito feliz e pelo que pude perceber é a pratica majoritária daqui.
  • Aproveitando o primeiro tópico vou citar a consequência maravilhosa que ele causa, de encher o coração: não vi nenhum cachorro de rua até hoje aqui em Porto! Lógico que eles existem, já vi até que existem ONGs e tudo mais. Essa era uma coisa que me incomodava muito, me machucava e eu fico imensamente feliz em perceber que por aqui pelo menos esse número é bem reduzido comparado com o que eu estava acostumada. Não tenho palavras para descrever essa sensação.
  • Essa questão que vou citar agora ainda não tenho certeza: coleta de fezes caninas rs. Na nossa primeira morada víamos com certa frequência fezes de cachorros no chão e nas praças, logo percebi que algumas pessoas não coletavam. Aqui na nova morada ainda vejo em alguns lugares apesar de ser com bem menos frequência. Nós já compramos os saquinhos para retirar as fezes das duas "donzelas" (que de princesas nesse assunto não tem nada kkk). Mas vou observar melhor para saber qual o verdadeiro costume por aqui quanto a isso.
  • Para que coleiras? Muitos e muitos, na verdade a maioria dos cachorros, andam sem coleiras. Vão se achando na frente dos donos e donas, na maior esperteza e educação. Hoje mesmo eu estava em um ponto de ônibus e um cachorro grandão passou lindo e contente, deu uma cheiradinha em todos que estavam no ponto e continuou crente que é gente o seu passeio, soltinho. Logo depois, um pouco distante, veio o seu dono com a coleira dele na mão. Esse cachorro já é meu conhecido pois fica sempre amarrado na porta da padaria que tem aqui perto de casa esperando seu dono tomar um cafezinho e ler o jornal do dia. Uma graça.
  • Por falar em amarrar cachorros, as pessoas também fazem muito isso aqui. Levam o cachorro para a lanchonete, padaria ou restaurante e os deixam amarrados ou soltos do lado de fora. Eles esperam seus donos na boa. Já tinha visto muito disso (e dos passeios sem coleira) no Rio de Janeiro também e achava o máximo.
  • Já estamos pesquisando sobre hotel para cães. Quem sabe não temos futuramente oportunidades de viajar não é mesmo? Essa semana me ligaram de um e já posso passar alguns dados: O preço da diária por cachorro é 12,50 euros. A senhora que me ligou disse que é uma grande casa com quintal que pertence a um senhor e uma senhora que possuem cachorros. Eles fazem uma parceria com o petshop que frequentávamos na outra morada e hospedam cachorros em sua residência. Os cachorros dormem todos juntos (não existem boxes) e eu particularmente amo isso porque Cindy e Lisa não são acostumadas a dormir separadas e muito menos presas em grades, por isso adoro esse esquema. O hotelzinho não fica na nossa cidade então caso eu queira que eles busquem as duas me custa mais 4 euros. Não é baratinho todo o pacote né? Mas me passou muita confiança. Eles ainda marcam visita antes da hospedagem e tudo mais. Bom saber!
  • No petshop que tem ao lado da nossa casa existe uma plaquinha escrito: gatos para adoção. Achei legal! O que me vem a mente é que eles pegaram esses gatinho na rua e colocaram por vontade própria para adoção ou que disponibilizaram o local para alguém que pediu esse espaço. Lindos os gatos tá? Nem olho muito para não me apaixonar rs.
  • Teve a descoberta dos cachorros no metrô também! Quem acompanha o blog deve ter lido sobre isso no post da mudança de apartamento. Mais um ponto super legal esse dos animais poderem usar normalmente o transporte público (nossa única opção pois não temos carro próprio). Os funcionários só pedem para no caso do cachorro ser grande que o dono coloque uma focinheira, assim não assusta os demais passageiros. Meu marido viu um super Pit bull andando de metrô, demais né? 
Tentando educar nossas brasileirinhas a se comportarem como portuguesinhas rs Tem dado certo :)



5 comentários:

  1. Que show ! Essa semana um homem e seu labrador entraram no mesmo vagão nosso no trem (Metz/Nancy). O cão deitou no corredor ao lado do assento do seu dono, como a coisa mais natural do mundo. E ontem tinha um "salsicha" esperando o trem rsss...
    E no RJ os cães são desse jeito, bem europeus... Achava incrivel quando um cão solto passa perto de um outro latindo, e o cão solto nem se abala. Educação TOP!
    Ah, no Felinni (Leblon) tinham 2 que sempre esperavam o dono almoçar, as x deitavam no banco de madeira dos clientes rsss, soltos, e quietinhos. TOP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade tia! Sempre lembro do Rio de Janeiro! Porque achava o máximo também hehhehe

      Excluir
  2. Adoro o lance de andar de metro!! Incrivel .... Na torcida para as duas virarem europeias educadas kkkkk sei q o processo ja começou ❤️❤️ Agora quanto a vc se apaixonar por mais bichos ..... Espero que não kkkkk ou vão precisar de um apt maior né.
    Agora num futuro não tão distante, essa sua paixão pode se tornar algo bem sério. Continue percebendo ai as necessidades dos animais de estimação e de tudo mais. A D O R O !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem condição de mais animais rs Por isso nem dou brecha para me envolver kkkk. Pois é, por esse precinho de hospedagem hein... Quem sabe? Um ótimo negócio :)

      Excluir
  3. Quando comecei a ler o texto lembrei do Rio na mesma hora! Em Salvador não é assim, mas eu levo meus meninos sempre que posso, vão para restaurantes, lanchonetes, lojas, shoppings (alguns autorizam)... o preço da hospedagem aí, mesmo convertendo, ainda é mais barato que aqui. Adorei o post.

    ResponderExcluir